
Quando o desenvolvimento web passa a ficar muito extenso e alguns itens passam a ser muito semelhantes, é preciso criar uma rotina que possibilite melhorar o desenvolvimento e que entregue respostas mais rápidas.
Nessa postagem vou mostrar como trabalhar com funções em PHP.
A sintaxe de uma função PHP é simples, veja no exemplo abaixo:
<?php function msg() { echo 'Função PHP'; } ?>
Ou seja, primeiro vem declaração (function) seguido do “nome” da função, parentes (onde poderão ser colocados argumentos) seguido de abertura e fechamento de chaves seguido de um conteúdo que será o que a função irá fazer quando chamada.
O nome da função pode ser conter palavras maiúsculas e minúsculas, porém, é importante lembrar que por ser sensitiva, quando for chamar a função, deverá seguir estritamente o nome como foi escrito.
NOTA: Eu particularmente prefiro sempre escrever o nome em minúsculos e separo com _ (underline) quando necessário.
Para chamar uma função, basta adicionar escrever o nome dela, como no exemplo abaixo:
<?php function msg() { echo 'Função PHP'; } /* CHAMANDO A FUNÇÃO */ msg(); ?>
Utilizando a função com o envio de argumentos:
<?php function msg($nome) { echo 'Bom dia '.$nome; } /* CHAMANDO A FUNÇÃO E INFORMANDO O NOME */ msg('Julia'); ?>
Também pode ser utilizada a função com dois ou mais argumentos, acompanhe no exemplo abaixo:
<?php function msg($nome, $sobrenome) { echo 'Bom dia '.$nome.' '.$sobrenome; } /* CHAMANDO A FUNÇÃO E INFORMANDO O NOME E SOBRENOME */ msg('Julia','Cristina'); ?>
Também é possível utilizar a função com argumentos com definições padrões, veja no exemplo:
<?php function msg($nome, $sobrenome = null) { echo 'Bom dia '.$nome.' '.$sobrenome; } /* CHAMANDO A FUNÇÃO E INFORMANDO O NOME PORÉM NÃO INFORMO O SOBRENOME */ msg('Julia'); ?>
IMPORTANTE: se não existir um valor padrão para o parâmetro, é obrigatório o envio do mesmo quando ele for utilizado durante a função, senão irá retornar um erro (indicando que a função precisa receber a quantidade de argumento e um ou mais argumentos está faltando).
Por último e não menos importante, em alguns casos eu preciso gravar o conteúdo do processo de uma função em uma variável para depois exibir ou armazenar e para isso ao invés de já exibir o conteúdo direito na função, eu vou “retornar” o conteúdo (enviar o resultado do processo), dessa forma permitindo que seja gravado ou utilizado de outra forma.
<?php function msg($nome, $sobrenome = null) { return 'Bom dia '.$nome.' '.$sobrenome; } $minha_msg = msg('Ana','Beatriz'); echo $minha_msg; ?>
Até a próxima =D
Deixe uma resposta